domingo, 3 de fevereiro de 2013

Números de 1 á 5 - com Menino Maluquinho.








Mini livro dos números com a Galinha Pintadinha.


Monte esse mini livrinho com seus aluninhos .. eles irão amar !!


1. Você pode escolher este onde seus alunos irão desenhar as quantidades expressas em cada quadrinho.


 2. Pode escolher este onde seus alunos pintarão os desenhos ...

3. Neste seus alunos verão as quantidades expressas e os números correspondentes.






Jogo das silabas.


Encontrar todas as figuras iguais e formar a palavrinha usando as silabas dos cartões com figuras iguais.







Brincadeiras Educacionais





Bingos de letras

Material:

Cartelas de papelão, com letras do alfabeto escritas.
Saco com letras para sortear
Tampas de garrafas

Instruções:

Distribuir as cartelas e as tampas de garrafa para os alunos.                                                   Retirar as letras de dentro do saquinho, falando o nome da letra sorteada
O
s alunos deverão marcar, com as tampas de garrafas, a letra correspondente à cantada pela professora                                                                                                                        O aluno que preencher a cartela primeira ganha o jogo.    
    

    


caixa do alfabeto

Material:
Caixa de papelão
Vários objetos de uso comum entre as crianças

Instruções:
Em volta da caixa de papelão, contendo vários objetos de uso comum entre as crianças, pedir   para que elas,  uma de cada vez retire um objeto de dentro da caixa, dizendo o nome do objeto e com que letra o nome do objeto começa. A professora irá colocando cada objeto junto a sua inicial, na roda.           



Ditado das letras

Material
  • Caixa de papelão
  • Vários objetos de uso comum entre as crianças
  • Alfabeto móvel ou lousa e giz
Instruções
  • Retirar os objetos de uma caixa e mostrá-los para as crianças, um a um.
  • Perguntar a um determinado aluno:
Qual o nome deste objeto?
Com que letra começa o nome do objeto?
A professora escreverá o nome do objeto na lousa. Depois todos devem escrever o nome do objeto no caderno ou no sulfite.




Listas de nomes dos alunos

Material
  • Crachás com os nomes dos alunos
  • Cartão feito com cartolina recortada
Instruções
  • Tampar as letras dos crachás com um cartão, deixando aparecer a 1ª ou a última letra do nome, para as crianças adivinharem que nome é.
  • Perguntar:
Que nome será?
Como você descobriu?
Se eu der mais pistas, vai ajudar?
Onde será  mais fácil? Por quê?



Jogos do boliche


Material:

Garrafas plásticas e bolas de meia

Instruções:

Nas garrafas, colocar letras do alfabeto. As garrafas serão dispostas em fileiras a certa distância umas das outras                                                                                                    As crianças deverão derrubá-las atirando sobre elas as bolas de meia e marcar no sulfitão o nome das letras marcadas nas garrafas que derrubaram.                                                                 




TRILHA DO ALFABETO

Material
  • Trilha do alfabeto.
  • Cartela para cada grupo de cinco alunos
  • Marcadores -  tampinhas, etc… .
  • Um dado
Instruções
  • No momento do diversificado a professora irá trabalhar diariamente, em grupos (cinco alunos). Até o final da semana todos os alunos realizarão o jogo.
  • Cada grupo decide no par ou ímpar quem vai coordenar o jogo e marcar os pontos na tabela.
  • Cada aluno joga o dado, anda com o marcador na trilha de acordo com o número sorteado e responde as perguntas da professora.
  • A professora faz três perguntas a cada aluno do grupo e orienta o coordenador para anotar os pontos.
  • Será o vencedor quem obtiver o maior número de pontos.
Sugestões para o professor intervir com as crianças:
1. Fale o nome da letra.
2. Qual é a letra que vem depois?
O.D: a criança poderá consultar o jogo da trilha para ler a próxima letra.
3. Fale o nome de uma menina que começa com essa letra.
4. Fale o nome de um menino que comece com a letra que está antes dessa letra.
O.D: o professor pode oferecer  a lista de nomes da turma para a criança consultar.
5. Fale o nome de um animal que tenha essa letra em seu nome.
6. Passes quatro casam a frente e diga uma palavra iniciada com a letra sorteada.
  1. Fale o nome de um brinquedo que comece com a letra indicada em qualquer posição no tabuleiro de trilha.
  2. Volte quatro casas e diga o nome de um objeto que comece com a letra de onde parou.
  3. Fale o nome de uma fruta começada com essa letra ou que tenha a letra em seu nome, em qualquer posição.
10. Volte seis casas e fale o nome de uma pessoa da classe que inicie com essa letra.
11. Qual a letra que está antes da que você parou? Diga uma palavra iniciada com ela.
12. Qual a letra que está duas casas depois da letra que você parou? Diga uma palavra iniciada com ela.
Atenção: quando cair nas letras k, w e y, a criança somente dirá o nome das pessoas ou de produtos que iniciem com ela.

O livro dos sentimentos

















sábado, 2 de fevereiro de 2013

Brincadeira para aula.




Antes de iniciar a matéria do bimestre é bom preparar uma dinâmica e essa além de engraçada - os alunos costumam rir muito e pagar mico - os faz pensar na importância da interpretação de textos no dia-a-dia.

Digite uma lista numerada mais ou menos assim:

1- Leia atentamente as instruções até o final.

2- Dê um abraço no colega do lado.

3- Coloque seu caderno em cima da carteira.

4 - Levante da carteira e vá até o quadro-negro.

5- Diga seu nome em voz alta.

6- Corra até o fundo da classe.

7- Conte até 3 em voz alta.

8- ......



Faça uma lista bem grande, com pelo menos 30 coisas e não esqueça da última:

30- Faça somente a número 2.


Como fazer:

Na sala de aula, avise que vai fazer uma dinâmica e que será uma competição para ver quem termina primeiro. Entregue as folhas viradas para baixo e diga que são as instruções mas que só podem virar quando você mandar.
Para dar mais "pressão", diga que vai cronometrar o tempo que vão levar para terminar. Diga "tempo!" ou qualquer outra palavra assim para que comecem.

Conclusão

O que se vê é que a maioria dos alunos - se não todos eles - mesmo lendo a primeira instrução "leia atentamente até o final" não a obedece, então fazem tudo o que está na lista. Quando chegam à última descobrem que teriam que executar apenas a número 2. Isso demonstra claramente que eles não entenderam (ou desconsideraram) uma instrução. Demonstra que é importante entender exatamente o que significam as palavras, já que se a primeira instrução era ler atentamente até o final, deveriam seguí-la primeiro lendo tudo até o final, para só então partir para a execução da número 2.
Fazendo tudo provaram que quando não se interpreta direito um texto muitas vezes tornamos as coisas mais difíceis para nós mesmos, temos que fazer coisas que seriam desnecessárias se interpretássemos corretamente um texto.

Livro: Tatu Bola, para ensinar as posições na Educação Infantil.



Livro  perfeito para ensinar as posições na Educação Infantil,
através de historinhas as crianças aprendem e memorizam mais fácil,
então leve o Tatuzinho Bola pra sua sala de aula e conte para suas crianças a historinha... 
Não esqueça nunca de deixar a criança ter contato com o material, 
É importante que a criança além de ouvir, utilize o tato nessas horas :)
(Aconselho a colar no livro papeis, panos de acordo com o desenho e sua criatividade,
assim quando a criança for passar a mão poderá sentir as diversas texturas.)
SEUS ALUNINHOS VÃO AMAR   ^^








                                                                             EMBAIXO



                                                                                   POR CIMA



                                                                                    PERTO



                                                                                  ENTRE



                                                                             JUNTO



                                                                           AO REDOR




                                                                               MEIO



                                                                                   EM CIMA



                                                                          DENTRO