Bingos de letras
Material:
Cartelas de papelão, com letras do alfabeto escritas.
Saco com letras para sortear
Tampas de garrafas
Instruções:
Distribuir as cartelas e as tampas de garrafa para os alunos.                                                   Retirar as letras de dentro do saquinho, falando o nome da letra sorteada
Os alunos deverão marcar, com as tampas de garrafas, a letra correspondente à cantada pela professora                                                                                                                        O aluno que preencher a cartela primeira ganha o jogo.         
caixa do alfabeto
Material:
Caixa de papelão
Vários objetos de uso comum entre as crianças
Instruções:
Em volta da caixa de papelão, contendo vários objetos de uso comum entre as crianças, pedir   para que elas,  uma de cada vez retire um objeto de dentro da caixa, dizendo o nome do objeto e com que letra o nome do objeto começa. A professora irá colocando cada objeto junto a sua inicial, na roda.           
Ditado das letras
caixa do alfabeto
Material:
Caixa de papelão
Vários objetos de uso comum entre as crianças
Instruções:
Em volta da caixa de papelão, contendo vários objetos de uso comum entre as crianças, pedir   para que elas,  uma de cada vez retire um objeto de dentro da caixa, dizendo o nome do objeto e com que letra o nome do objeto começa. A professora irá colocando cada objeto junto a sua inicial, na roda.           
Ditado das letras
Material
- Caixa de papelão
 - Vários objetos de uso comum entre as crianças
 - Alfabeto móvel ou lousa e giz
 
Instruções
- Retirar os objetos de uma caixa e mostrá-los para as crianças, um a um.
 - Perguntar a um determinado aluno:
 
Qual o nome deste objeto?
Com que letra começa o nome do objeto?
A professora escreverá o nome do objeto na lousa. Depois todos devem escrever o nome do objeto no caderno ou no sulfite.
Listas de nomes dos alunos
Material
- Crachás com os nomes dos alunos
 - Cartão feito com cartolina recortada
 
Instruções
- Tampar as letras dos crachás com um cartão, deixando aparecer a 1ª ou a última letra do nome, para as crianças adivinharem que nome é.
 - Perguntar:
 
Que nome será?
Como você descobriu?
Se eu der mais pistas, vai ajudar?
Onde será  mais fácil? Por quê?
Jogos do boliche
Material:
Garrafas plásticas e bolas de meia
Instruções:
Nas garrafas, colocar letras do alfabeto. As garrafas serão dispostas em fileiras a certa distância umas das outras As crianças deverão derrubá-las atirando sobre elas as bolas de meia e marcar no sulfitão o nome das letras marcadas nas garrafas que derrubaram.
TRILHA DO ALFABETO
Material
- Trilha do alfabeto.
 - Cartela para cada grupo de cinco alunos
 - Marcadores - tampinhas, etc… .
 - Um dado
 
Instruções
- No momento do diversificado a professora irá trabalhar diariamente, em grupos (cinco alunos). Até o final da semana todos os alunos realizarão o jogo.
 - Cada grupo decide no par ou ímpar quem vai coordenar o jogo e marcar os pontos na tabela.
 - Cada aluno joga o dado, anda com o marcador na trilha de acordo com o número sorteado e responde as perguntas da professora.
 - A professora faz três perguntas a cada aluno do grupo e orienta o coordenador para anotar os pontos.
 - Será o vencedor quem obtiver o maior número de pontos.
 
Sugestões para o professor intervir com as crianças:
1. Fale o nome da letra.
2. Qual é a letra que vem depois?
O.D: a criança poderá consultar o jogo da trilha para ler a próxima letra.
3. Fale o nome de uma menina que começa com essa letra.
4. Fale o nome de um menino que comece com a letra que está antes dessa letra.
O.D: o professor pode oferecer  a lista de nomes da turma para a criança consultar.
5. Fale o nome de um animal que tenha essa letra em seu nome.
6. Passes quatro casam a frente e diga uma palavra iniciada com a letra sorteada.
- Fale o nome de um brinquedo que comece com a letra indicada em qualquer posição no tabuleiro de trilha.
 - Volte quatro casas e diga o nome de um objeto que comece com a letra de onde parou.
 - Fale o nome de uma fruta começada com essa letra ou que tenha a letra em seu nome, em qualquer posição.
 
10. Volte seis casas e fale o nome de uma pessoa da classe que inicie com essa letra.
11. Qual a letra que está antes da que você parou? Diga uma palavra iniciada com ela.
12. Qual a letra que está duas casas depois da letra que você parou? Diga uma palavra iniciada com ela.
Atenção: quando cair nas letras k, w e y, a criança somente dirá o nome das pessoas ou de produtos que iniciem com ela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário