É uma ciência que cuida da criança a partir de seu corpo e de seus movimentos. Ela póe em jogo as funções intelectuais e educa os movimentos.
Com o domínio e o conhecimento do próprio corpo, a criança se desenvolverá, economizará energia, pensará em seus gestos para aperfeiçoar o seu equilíbrio, normalizando seu comportamento e possibilidades de troca de comunicação para o exterior.
O trabalho inicial da psicomotricidade é levar a criança a sentir o seu corpo como um todo, em busca da percepção global, total, do esquema corporal, estático em seu movimento, em relação ao mundo ao seu redor.
Esquema Corporal
É o conhecimento, a imagem e o uso do corpo em movimento ou estático, em relação ao mundo exterior e objetos. A tomada de consciência e o controle das sensações afetivas ao corpo estão incluídos nesta noção.
Em resumo, esquema corporal é a conscientização do próprio corpo, suas partes, seus movimentos, atitudes e posturas.
É uma conscientização lenta, que se faz devagar, a partir dos dados da percepção, que se organizam numa representação mental dinâmica.
São três os sistemas que levam informações sobre o corpo ao Sistema Nervoso:
1- visceroceptivo: representado por informações desorganizadas, confusas, provenientes das vísceras.
2- Exteroceptivo: composto pelas impressões obtidas através da pele, de estímulos exteriores.
3- Proprioceptivo: formado pelas impressões internas, provenientes dos músculos, tendões e articulações.
Coordenação Motora
É o controle mental da expressão motriz, o movimento.
Coordenação Visomotora
São as atividades das mãos realizadas com precisão e destreza; são importantes para o desenvolvimento da criança.
A coordenação visomotorase classsifica em quatro itens:
- Coordenado convergente: compõem este item os movimentos realizados pelas duas mãos para o mesmo ponto central ( exemplo: enrolar).
- Coordenado simultâneo:este item mostra os movimentos diferentes ao mesmo tempo das duas mãos (exemplo: abrir uma mão e fechar a outra).
-Simultâneo smétrico: é formado pelos movimentos realizafos em dois tempos ( exemplos: bater palma e pular).
- Movimento de caráter dissociado: é o movimento das mãos realizados em tempos diferentes ( exemplos: uso da tesoura, cortar o bife).
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- dobrar os dedos de uma das mãos, um a um, com a ajuda da outra mão.
- sacudir as mãos.
- bater palmas.
- amassar bolinhas de papel.
- equilibrar objetos em uma das mãos.
- equilibrar objetos no dorso da mão.
- abrir uma das mãos e fechar a outra.
- usar tesoura.
- acompanhar com o dedo diferentes traçados de linhas.
- realizar movimentos com as mãos (adeus, vem cá, não,etc...).
- brincar de boliche.
- acompanhar movimentos com os olhos.
- reproduzir gestos.
- responder a códigos gráficos.
- fazer brincadeiras com as mãos.
Atividades recreativas usando os dedos:
música:
Polegares (cantora: Eliana)
polegares, polegares,
onde estão?
Aqui estão! Aqui estão!
Eles se saúdam, eles se saúdam,
e se vão, e se vão.
Obs: continuar a música cantando os nomes dos outros dedos: indicadores, dedos médios, anelares e dedos mínimos.
Com o domínio e o conhecimento do próprio corpo, a criança se desenvolverá, economizará energia, pensará em seus gestos para aperfeiçoar o seu equilíbrio, normalizando seu comportamento e possibilidades de troca de comunicação para o exterior.
O trabalho inicial da psicomotricidade é levar a criança a sentir o seu corpo como um todo, em busca da percepção global, total, do esquema corporal, estático em seu movimento, em relação ao mundo ao seu redor.
Esquema Corporal
É o conhecimento, a imagem e o uso do corpo em movimento ou estático, em relação ao mundo exterior e objetos. A tomada de consciência e o controle das sensações afetivas ao corpo estão incluídos nesta noção.
Em resumo, esquema corporal é a conscientização do próprio corpo, suas partes, seus movimentos, atitudes e posturas.
É uma conscientização lenta, que se faz devagar, a partir dos dados da percepção, que se organizam numa representação mental dinâmica.
São três os sistemas que levam informações sobre o corpo ao Sistema Nervoso:
1- visceroceptivo: representado por informações desorganizadas, confusas, provenientes das vísceras.
2- Exteroceptivo: composto pelas impressões obtidas através da pele, de estímulos exteriores.
3- Proprioceptivo: formado pelas impressões internas, provenientes dos músculos, tendões e articulações.
Coordenação Motora
É o controle mental da expressão motriz, o movimento.
Coordenação Visomotora
São as atividades das mãos realizadas com precisão e destreza; são importantes para o desenvolvimento da criança.
A coordenação visomotorase classsifica em quatro itens:
- Coordenado convergente: compõem este item os movimentos realizados pelas duas mãos para o mesmo ponto central ( exemplo: enrolar).
- Coordenado simultâneo:este item mostra os movimentos diferentes ao mesmo tempo das duas mãos (exemplo: abrir uma mão e fechar a outra).
-Simultâneo smétrico: é formado pelos movimentos realizafos em dois tempos ( exemplos: bater palma e pular).
- Movimento de caráter dissociado: é o movimento das mãos realizados em tempos diferentes ( exemplos: uso da tesoura, cortar o bife).
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- dobrar os dedos de uma das mãos, um a um, com a ajuda da outra mão.
- sacudir as mãos.
- bater palmas.
- amassar bolinhas de papel.
- equilibrar objetos em uma das mãos.
- equilibrar objetos no dorso da mão.
- abrir uma das mãos e fechar a outra.
- usar tesoura.
- acompanhar com o dedo diferentes traçados de linhas.
- realizar movimentos com as mãos (adeus, vem cá, não,etc...).
- brincar de boliche.
- acompanhar movimentos com os olhos.
- reproduzir gestos.
- responder a códigos gráficos.
- fazer brincadeiras com as mãos.
Atividades recreativas usando os dedos:
música:
Polegares (cantora: Eliana)
polegares, polegares,
onde estão?
Aqui estão! Aqui estão!
Eles se saúdam, eles se saúdam,
e se vão, e se vão.
Obs: continuar a música cantando os nomes dos outros dedos: indicadores, dedos médios, anelares e dedos mínimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário