• A infância é um período privilegiado durante a vida humana
para o desenvolvimento de brincadeiras diversas. Mas, o que poucos sabem é que a criança aprende e se desenvolve nos em vários sentidos por meio das brincadeiras e atividades lúdicas. É através das brincadeiras que a criança explora o meio em que vive e aprende mais sobre a humanidade; também é pelas brincadeiras que a criança aprende a conviver com regras e papéis sociais e passa a ser apta a viver em sociedade.
• É com brincadeiras e jogos que o espaço escolar pode ser modificado, tornando-se um espaço agradável, prazeroso, de forma a permitir que o professor(a) alcance sucesso em sala de aula. Nós, educadores temos que ser muito mais que professores, ou seja, filósofos, sociólogos, recreacionistas e muito mais, para que possamos desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos alunos.
• Podemos afirmar que, a brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante a presença de brincadeiras na escola na educação infantil para que o aluno possa se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, a música, os jogos, a arte, a expressão corporal,enfim, atividades que mantenham na criança sua espontaneidade.
Além de que, o uso das brincadeiras em sala de aula, vai fazer o seu aluno de educação infantil, ( que ainda nao está acostumado a rotina de ficar sentado cubrindo, pintando, ou fazendo qualquer outra atividade que o leve a ficar concentrado por um longo período de tempo em uma atividade nao prazerosa pra ele) a ter um interesse maior pelo que se está sendo aplicado através daquela brincadeira, pelo fato de que ele irá utilizar seu corpo, irá se movimentar, entre outras coisas que crianças adoram fazer; então, professora, começe a incluir as brincadeiras na rotina de sua turma e perceba as melhorias que elas irão causar.
→ Aqui vão algumas sugestões de brincadeiras pra você :
1- Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.
2- Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
3- Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
4- Trilha do macaco:
Nenhum comentário:
Postar um comentário