Movimento
Jogos e Exercícios Sensório- Motores
São atividades com valor exploratório, pois são
realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo,
sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.
1 . Andar
¶ livremente, batendo palmas.
¶ para frente.
¶ de costas.
¶ com as mãos na cabeça ou na cintura.
¶ na ponta dos pés.
¶ encostando um pé à frente do outro.
¶ sobre diferentes tipos de linha
traçados no chão: reta, curva etc.
¶ seguindo o contorno de figuras geométricas
traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
¶ com as pernas abertas, sobre uma corda
esticada no chão.
¶ procurando seguir determinado ritmo,
que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas,
batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
¶ aos pares ou trios, de mãos dadas,
seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo,
as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
2. Correr
¶ com as mãos na cintura ou na cabeça.
¶ rolando uma bola.
¶ chutando uma pedrinha ou um saquinho de
areia.
¶ num pé só (como um saci).
¶ e parar bruscamente, a um sinal
combinado.
¶ seguindo ritmo marcado por tambor,
palmas etc.
¶ sobre uma linha traçada no chão.
¶ pisando sobre formas desenhadas no chão
com giz (círculos etc.).
¶ desviando de obstáculos colocados no
chão.
¶ em duplas de mãos dadas com o colega.
¶ ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.
¶ estando atrás do colega, sem no entanto
tocá-lo.
¶ em duplas ou trios, um atrás do outro,
segurando no ombro do colega que está à sua frente.
¶ Corrida dos patos: correr de cócoras,
com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de
gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
¶ Corrida do pé à frente: colocar um pé à
frente do outro, o mais depressa possível.
¶ Corrida do transporte: correr em
duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).
¶ Corrida do copo: correr, segurando um
copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.
3. Levantar (o corpo, partes do corpo
ou objetos)
¶ Deitados ou sentados, a um sinal
combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.
¶ Elevar os braços pelos lados (como se
fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça , bater palmas
¶ Deitados de costas, com pernas e braços
estendidos,elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um
lado e para outro.
¶ De costas para uma mesa, braços para
trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do
corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima
da mesa.
¶ Observação: o objeto deve ser
inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por
exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
¶ Levantar com os pés saquinhos de areia,
feijão, ou milho.
¶ Em duplas, tentar levantar com a testa
uma bola grande, que está sobre a mesa;
4. Transportar (puxando, carregando,
empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)
¶ Carregar, de um local a outro
previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha,
banquinho, brinquedo).
¶ Puxar, até um local combinado, objetos
mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
¶ Transportar no braço, sem o auxílio das
mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
¶ Transportar, com o auxílio do pé,
objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de
tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.
¶ Transportar pequenos objetos a um local
combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.
¶ Transportar na cabeça pequenos objetos
(borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.
¶ Empurrar uma bola com os calcanhares,
levando-a de um lado para outro com leves impulsos.
¶ Passar água ou areia de um baldinho
para outro, utilizando-se de copinhos etc.
¶ Em trio, transportar um colega sentado
em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira
de cadeirinha).
¶ Em fila, passar a bola do primeiro ao
último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas,pelo lado).
5. Saltar (pular)
¶ no mesmo lugar, com os dois pés juntos.
¶ com os dois pés juntos, para frente,
para trás e para os lados.
¶ no mesmo lugar, com um pé só; revezar
os pés.
¶ pular corda,
¶ Pular amarelinha sem pedra.
¶ com os dois pés(um pé só) juntos, sobre
um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.
¶ com as pemas abertas, sobre um bastão
ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
¶ de cima de um bloco (tijolo de
construção) para frente, para trás, para um lado e para outro.
¶ Em duplas ou trios, lado a lado, e de
mãos dadas, pular no mesmo lugar.
¶ Em duplas, frente .a frente, pular no
mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.
¶ Em duplas ou trios, pular no mesmo
lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.
¶ Em duplas ou trios, um atrás do outro e
com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um
determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das
mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.
¶ Em duplas e de mãos dadas, saltar uma
corda parada.
6. Marchar
¶ Marcar passos no local, elevar ao
máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com
coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.
¶ Marcar passos no mesmo lugar e, a um
sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar
marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.
¶ Marchar de forma mais rápida, de acordo
com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).
¶ Marcha cadenciada com paradas bruscas:
marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele
cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.
¶ Marcha cadenciada com mudança de
direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar
¶ em sentido contrário.
¶ Em duplas ou trios, marchar lado a
lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,
7. Galopar
¶ livremente, montados num cabo de
vassoura.
¶ em ritmo acelerado, com paradas
repentinas,marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).
8. Lançar e pegar
¶ Lançar objetos (bolas etc.) a grandes
distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma
parede, por exemplo).
¶ Lançar uma bola de meia, tentando
alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.
¶ Lançar uma bola de meia dentro de uma
caixa de papelão, sapato etc.
¶ Jogar a bola na parede e tornar a
pegá-la.
¶ Jogar a bola no chão e tornar a
pegá-la.
¶ Jogar a bola para o alto e tornar a
pegá-la.
¶ Jogar a bola no chão e rebatê-la.
¶ Brincar de encestar bolas.
¶ Em pares, lançar de um para o outro,
uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.
¶ Dispostos em círculo, jogar a bola uns
para os outros.
¶ Lançar uma bola para o alto e bater
palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.
9. Chutar
¶ Dar pontapés em saquinhos de areia.
¶ Chutar bola.
¶ Chutar pedrinhas.
10. Atividades dígito-manuais
¶ Fazer movimentos de jogar beijos com a
mão.
¶ Movimentar os pulsos para os lados,
fazendo um gesto de adeus.
¶ Movimentar os pulsos, como um limpador
de pára-brisas.
¶ Movimentar os pulsos para frente e para
trás.
¶ Abrir e fechar as mãos, ora com as
palmas voltada para baixo, ora para cima.
¶ Agarrar partes do próprio corpo (braço,
dedos, coxa perna, tornozelo).
¶ Agarrar saquinhos de areia, amassá-los,
bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra
¶ Com a palma da mão sobre a mesa,
levantar e abaixar cada dedo.
¶ Separar e aproximar os dedos, como um
leque (fazer em diversas posições).
¶ Movimentar o polegar para frente e para
trás.
¶ Girar o polegar.
¶ Girar cada um dos dedos separadamente.
¶ Tocar, com o polegar da mesma mão a
ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora
¶ com uma mão, ora com outra.
¶ Com as palmas das mãos unidas, separar
e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
¶ Movimentar o indicador e o dedo médio
no plano vertical, como se fossem um homem andando.
¶ Movimentar o indicador e o dedo médio
no plano horizontal, como uma tesoura.
¶ Fazer movimentos de pinça com todos os
dedos juntos.
¶ Fazer movimentos de pinça com o
indicador e o dedo médio.
¶ Girar pequenas argolas com os dedos.
¶ Com a ponta dos dedos, levantar alguns
fios do próprio cabelo.
11. Coordenação visomotora
¶ Sobrepor objetos: colocar os objetos
uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).
¶ Encaixar objetos: colocar, por exemplo,
copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.
¶ Fincar palitos sobre base de isopor.
¶ Colocar pregadores de roupa em volta da
borda de uma caixa de sapatos.
¶ Perfurar retalhos de plástico com
palitos.
¶ Enfiar contas, macarrão ou canudinhos
cortados, fazendo colares, pulseiras etc.
¶ Picar e repicar papel, palitos,
gravetos etc., com os dedos.
¶ Cortar com tesoura: papel, barbante,
diferentes fios e tecidos.
¶ Alinhavar
12. Explorar sons e movimentos e
acompanhar ritmos lentos e rápidos
¶ Provocar sons com o próprio corpo:
soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé
no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
¶ Provocar ruídos com materiais
disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo,
¶ esfregando, puxando, arrastando etc.).
¶ Manipular objetos que provocam ruídos,
batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como:
latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de
papel etc.
¶ Bater palmas ao som de uma canção;
parar assim que ela termine.
¶ Dançar e parar sucessivamente, seguindo
um estímulo sonoro (músicas e cantos).
¶ Variação: dançar seguindo ritmos lentos
e rápidos.
¶ Acompanhar estruturas rítmicas simples,
movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.
Jogos e Atividades envolvendo Representação
Simbólica
A representação simbólica supõe a formação da imagem
mental. Por isso, os jogos e atividades a seguir têm como base a imagem mental
e envolvem a imitação, imaginação e linguagem.
1. Metamorfose
de objetos e desempenho de papéis: brincar de casinha, de escola, de médico e dentista,
etc..
2.
Jogos Imitativos
¶
Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato,
elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.
¶
Cavalo e cavaleiro
-
Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura,
imitando um cavalo-de-pau.
-
Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de
vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas,
apito etc.).
-
Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um
cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre
cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer
caminhar);
-
Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um
cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um
cavalo.
¶
Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como
carro, andar como trenzinho.
¶
Andar imitando pessoas e objetos:
-
um velhinho;
-
um cego atravessando a rua;
-
uma pessoa distraída;
-
alguém carregando uma coisa muito pesada; .um robô;
-
uma pessoa com sapato apertado;
-
uma mãe carregando o filho no colo;
-
alguém com muita pressa etc.
¶
Profissões:
-
Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apagar o
fogo.
-
Um domador de circo domando a fera com chicote. Um
palhaço brincando de levantar peso.
-
Uma lavadeira lavando roupa (esfregando,
torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).
-
Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
-
Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com
rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
-
Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a
panela e lavando os pratos).
-
Um pianista tocando piano.
-
Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e costurando).
-
Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.
3. Jogos de adivinhação:
¶
Mímica: observar os movimentos realizados por um
participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando. Por exemplo:
-
Comer;
-
chutar uma bola;
-
pegar uma flor e sentir-lhe o perfume
-
pintar uma parede;
-
escrever na lousa;
-
tocar um piano
-
lavar roupa etc.
¶
Um diz: -"Estou pensando na parte do meu corpo que
serve para ver. Qual é?". Os outros tentam adivinhar, dizendo o nome
dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação
como, por exemplo: -"Estou pensando na parte do corpo que serve para:
-
ouvir;
-
andar, correr, pular , chutar;
-
segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar ,escrever"
etc.
¶
Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de
adivinhação: -"O que é, o que é:
-
que fica em cima do pescoço?
-
que fica entre o pé e o joelho?
-
que fica entre os olhos e a boca?" etc.
As crianças tentam adivinhar, nomeando
a parte do corpo, apontando-a ou movimentando-a.
¶
Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá uma
indicação de onde ele está como, por exemplo: -"Estou pensando num objeto
que está:
-
em cima do
armário;
-
ao lado da porta;
-
em frente à janela;
-
atrás da mesa "etc.
As outras crianças tentam adivinhar
qual é o objeto.
¶
Uma criança diz: -"O que é, o que é? Estou pensando
num objeto que serve para:
-
escovar os dentes;
-
comer;
-
escrever;
-
apagar o que se escreve" etc.
As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.
¶
Formar um círculo; um participante vai para o centro,
observa os outros à sua volta e diz: -"Estou pensando em alguém. Quem
será?".. Descreve, então, a criança em quem está pensando: tem cabelo
curto, usa óculos, está de blusa branca, de tênis etc. As demais tentam
adivinhar quem é, a partir da descrição feita.
¶
Adivinhar quem é: as crianças ficam de olhos fechados,
enquanto a professora escolhe um participante, que deverá cobrir-se com um
lençol ou uma toalha e movimentar-se, fazendo aparecer de vez em quando alguma
parte de seu corpo ( ora levantando um pouco o lençol de maneira a mostrar os
pés, ora colocando um dos braços para fora etc.). As outras abrem os olhos e
observam, tentando descobrir quem se esconde sob o lençol.
¶
Uma criança diz: -"Estou pensando em alguém que:
-
faz pão;
-
apaga o fogo;
-
vende jornal ;
-
trabalha na feira;
-
dirige ônibus;
-
cuida dos dentes;
-
pinta casas;
-
constrói casas;
-
ensina crianças;
-
vende remédios;
-
faz roupas;
-
recolhe lixo;
-
conserta sapatos etc.
Quem será?".
As demais crianças tentam adivinhar .
¶
Uma criança imita um animal através de gestos e
movimentos.. As outras tentam descobrir qual é o animal que está sendo imitado.
4. Telefone sem fio: duas crianças conversam uma com a outra, num telefone imaginário.
5. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma
história e as crianças imaginam um final diferente para ela.
6. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou
três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de
acordo com a seqüência das ações. Depois imagina uma história à vista da
seqüência das cenas.
7. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho,
movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das
crianças:
¶ passar por entre a cadeira e
a parede;
¶ virar para a esquerda;
¶ seguir em frente;
¶ dobrar para a direita;
¶ andar em volta da mesa etc.
8. Estimar distâncias: marcar um ponto de saída e um ponto de chegada (por exemplo, uma pedra
e uma caixa). A criança faz o percurso de um ponto a outro, contando quantos
passos deu.
9. Brincar de espelho, usando todo o corpo: uma
criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma
perna etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas
posições.
10. Brincar de espelho, usando apenas a cabeça e o rosto: formar duplas, um em
frente ao outro; um movimenta a cabeça, os olhos, a boca, fazendo uma expressão
de alegria, tristeza, surpresa, ou uma careta, e o outro reproduz a expressão
facial do primeiro (revezar as crianças).
11. Repetir e inventar: divididos em pequenos grupos, um ao lado do outro: um deles faz um
movimento como, por exemplo, levantar braço ou a perna, dar um passo à frente
etc.; o que está ao seu lado copia este
movimento e acrescenta mais um, e assim sucessivamente; recomeçar a partir do
último a realizar o exercício.
12. Ampliar frases: uma criança diz uma frase para um colega, que deverá repeti-la para
outra, ampliando-a, e assim sucessivamente. Por exemplo:
"Paulo foi ao circo;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo
graça;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo
graça e o domador de leões;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo
graça, o domador de leões e o mágico;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo
graça, o domador de leões e o mágico que tirou um coelho da cartola".
E assim a brincadeira continua, com as crianças
repetindo o que os colegas disseram e acrescentando mais alguma palavra ou
expressão.
13. Reconhecer sons: ficar em silêncio, com os olhos fechados, e ouvir os sons do meio
ambiente, tentando reconhecê-los:
¶ sons da natureza: água,
vento, trovão, chuva etc.;
¶ sons produzidos pelo corpo:
vozes, batidas de pés no chão,
¶ batidas de palmas, sons
produzidos pelo andar etc.;
¶ sons produzidos por objetos:
barulho de carro, motocicleta, máquina de datilografar etc.
14. Descobrir de onde vem o ruído: uma criança, de olhos vendados, deve dizer ou
apontar para o local de onde provém determinado som (passos, palmas, vozes,
sons produzidos por objetos etc. ) .
15. Reconhecer objetos através do som: deixar cair alguns objetos (lápis, moeda,
borracha etc. ); a criança de olhos vendados, tenta adivinhar qual foi o objeto
que, ao cair, provocou aquele som.
16. Reconhecer partes do corpo através do som: uma criança faz um som com
o próprio corpo (bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, tossir
etc.), enquanto outro permanece de olhos vendados e tenta descobrir qual a
parte do corpo que provocou aquele som, repetindo-o.
17. Reconhecer o conteúdo dos objetos através do som: descobrir o conteúdo de
latinhas, caixas etc., apenas ouvindo o som que delas provém, quando
movimentadas. Exemplo: pedrinhas, moedas, grãos etc.
18. Movimentar-se seguindo um som: executar movimentos pré-estabelecidos de acordo com
as características do som emitido(breve-longo, forte-fraco, grosso-fino) como,
por exemplo:
¶ ao ouvir um som longo (aaaaaaaaaa), colocar as
mãos na
¶ cabeça; ao ouvir um som
breve (aaa), sentar-se; .
19. Desenhar utilizando determinada cor quando ouvir sons fortes e, ao ouvir sons
fracos, utilizar cor diferente etc.
20. Reproduzir ritmos: repetir um ritmo produzido pela professora: com palmas, batendo os pés
no chão, batendo o lápis sobre a mesa, com coquinhos, latinhas contendo grãos,
pedras, etc.
21. Modelagem: utilizar argila ou massa.
22.
Colagem:
¶ de objetos, no plano
tridimensional (caixas de fósforo, palitos de sorvete etc.);
¶ de figuras em folhas de
papel de vários tamanhos e espessuras;
¶ de material variado:
retalhos picados, algodão, folhas, lã, barbantes, grãos, confetes, serragem, pó
de giz etc.
23. Dobradura: utilizar vários tipos de papel, percebendo as diferentes texturas,
formas etc.
24. Pintura: a dedo, com lápis-estaca, giz, pincéis de grossuras diferentes, lápis
de cor comum etc.
25. Desenhos cegos ao som de ritmos diferentes: com os olhos fechados,
segurando um lápis-estaca, deixar a mão deslizar sobre o papel, traçando linhas
ao acaso, seguindo ritmos lentos e rápidos.
26. Desenho em grupo: formar pequenos grupos, sentados em círculo; cada um recebe uma folha
de papel, na qual faz um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a
sua folha para o colega do lado, que deverá completar o desenho, e assim
sucessivamente, até que todas as crianças do grupo tenham desenhado em todas as
folhas. A primeira folha em que a criança desenhou acaba retornando para ela,
acrescida dos detalhes desenhados por todos os colegas.
27. Desenhar, pintar ou escrever ao som de uma música: desenhar, pintar ou
escrever livremente e parar assim que a música seja interrompida.
Jogos de Regras
Os
jogos de regras são jogos de combinações sensório~motoras ou intelectuais,
regulamentados por regras previamente estabelecidas, que norteiam a cooperação
e a competição entre os participantes.
Esse
tipo de jogo é, portanto, uma atividade eminentemente social, pois pressupõe a
existência de parceiros e a observância a alguns regulamentos definidos.
¶ Amarelinha
¶ Barra
Bandeira
¶ Barra
Manteiga
¶ Batata-quente
¶ Boca
do forno
¶ Bola
no ar
¶ Bola
no túnel
¶ Cabo
de Guerra
¶ Cabra-
Cega
¶ Caí
no Poço
¶ Coelhinho
na toca
¶ Corrida
da Bola
¶ Corrida
da Centopéia
¶ Corrida
do Bastão
¶ Corrida
do ovo e da Batata
¶ Corrida
dos Sacis
¶ Dança
das cadeiras
¶ Elefantinho
Colorido
¶ Esconde-esconde
¶ Garrafão
¶ Gato
e rato
¶ Lenço
atrás
¶ Lobos
e Carneirinhos
¶ Mãe
da Rua
¶ Passarás
¶ Pega-
Pega
¶ Queimada
¶ Etc.
***********************************
Fonte de Consulta:
Atividades Lúdicas na Educação da Criança
Leonor Rizzi e Regina Célia Haydt
Editora Ática
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